Como serão os carros quando as crianças que nasceram hoje completarem 18 anos? É esta pergunta que a montadora Volkswagem discute em seu projeto Volkswagem 2028.

Na visão da VW, em 2028, os carros serão como amigos dos homens. “Ele conhecerá você e pensa sobre as coisas automaticamente. Você irá achar que é normal se o seu carro te der dicas de compras inteligentes, ajudá-lo com informações para o seu trabalho e tocar sua música favorita a qualquer momento”, garantem os idealizadores do projeto.

Emissão zero de CO2

Característica essencial de qualquer carro do futuro, as tecnologias que tornarão os veículos livres de emissão de gases poluentes estarão presentes nos modelos da montadora. A estratégia da Volkswagen é baseada em uma avaliação integrada da somatória das emissões de combustíveis e de motores.

Uma alternativa da empresa para contribuir com essa meta é o uso do SunFuel, um combustível feito com qualquer tipo de matéria orgânica e que utiliza todas as partes da planta para produzir o combustível carbono neutro. A tecnologia não é tão futurista assim. Uma versão do New Beatle já utiliza o SunFuel como combustível integral. Motores híbridos e elétricos também ajudarão a tornar os carros menos poluentes.

volks-02.jpg

Mobilidade integrada e direção inteligente

Dentro do conceito da empresa, o futuro guarda um sistema de mobilidade integrada que facilitará o transporte público de forma inteligente e eficiente. No futuro, estes carros estarão em permanente troca de informações com outros veículos e infraestruturas de tráfego. As informações trocadas desta forma irão ajudar os motoristas a evitar engarrafamentos, prevenir acidentes e encontrar uma vaga para estacionar, a qualquer momento.

Redes sem fio ad-hoc trocarão informações entre os carros, meios de transporte públicos e até ambulâncias, em um sistema batizado de “Comunicação X”. Assim, em uma pista escorregadia, por exemplo, os motoristas serão alertados e itens como freios ABS serão automaticamente comunicados.

Para tornar o conceito real, a montadora já começou a testar a tecnologia nas ruas. “O uso da Comunicação X está atualmente sendo experimentada na prática na Alemanha. Aproximadamente 500 veículos foram equipados com as tecnologias de comunicação”, afirma a empresa.

Pesquisas também estão sendo feitas para melhorar os níveis de segurança dos motoristas. Uma pesquisa desenvolvida pela Volkswagen Eletronic Research Laboratory (ERL) e pela Escola de Engenharia de Stanford levou à fabricação de uma picape capaz de conduzir os motoristas através do Deserto Mojave, no sul de Las Vegas, sem a intervenção humana – utilizando apenas a inteligência dos seis computadores instalados no veículo robô.

volks-04.jpg

Novos modelos

Para tornar tudo isso real, novas tecnologias e conceitos de veículos estão sendo testados e produzidos pela montadora. No site do projeto, quatro conceitos são apresentados ao público.

O primeiro deles é o UP!. Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, em 2007, o modelo possui dois displays centrais que controlam itens como infotainmente, multimídia, navegação e ar-condicionado.

Já o On-e é compacto, ideal para quem se desloca pelas ruas apertadas das grandes cidades. O veículo comunica-se com outros carros e informa sobre pontos de engarrafamentos e velocidades que contribuam com a fluidez do tráfego.

O Ego utiliza combustível carbono neutro em seu motor otimizado e híbrido – parte movido a combustão e parte elétrico. Além disso, câmeras, sensores laser e ultra-som fornecerão imagens específicas dos arredores do veículo, reconhecerão os riscos de segurança e avisarão ao condutor antes mesmo deles terem consciência do perigo.

Por fim, o Room é apresentado como um carro para toda a família, capaz de se autoconduzir e de reconhecer o motoristas assim que ele se aproximar. Os bancos também são flexíveis e podem ser virados em diversas direções, transformando o interior do carro em sala de estar, escritório e até cinema.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade