Empresa acha petróleo no norte de Moçambique

O Ministério dos Recursos Minerais de Moçambique confirmou que a empresa americana Anadarko Petroleum Corporation detectou a existência de petróleo na Bacia do Rio Rovuma, no norte do país.

O óleo foi localizado a 30 quilômetros da costa do Oceano Índico, entre os distritos de Palma e Mocímboa da Praia, na Província de Cabo Delgado, que faz divisa com a Tanzânia.

Segundo a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, ainda não foi apurado se a descoberta tem viabilidade comercial. A expectativa é de que os estudos complementares fiquem prontos ainda neste ano.

O óleo está a mais de 5 mil metros de profundidade, o equivalente à camada pré-sal da costa brasileira e foi localizada no terceiro furo feito pela empresa. No primeiro, já havia sido detectada a presença de gás natural, no mês de maio. No total, seis perfurações devem ser feitas.

Outras três companhias fazem pesquisas no setor em Moçambique: ENI de Itália, Petronas da Malásia e a Statoil da Noruega. O governo estuda propostas para a instalação de mais uma empresa no país.

A Anadarko Petroleum Corporation atua em Moçambique desde 2006 e já investiu US$ 300 milhões nas operações. No fim de julho, a companhia anunciou outra descoberta de petróleo na África, nas águas profundas da costa de Gana, na região de Owo, no Oceano Atlântico. A Anadarko também faz estudos para localizar petróleo em formações geológicas parecidas em outros pontos da costa, entre Gana, a Costa do Marfim, Serra Leoa e a Libéria.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade