capa1.jpg
As antigas máquinas que vendiam cigarros se transformaram em livrarias

A palavra de ordem é transformar quando o assunto é a reciclagem. Uma empresa alemã, por exemplo, encontrou um novo uso para as antigas máquinas que vendiam cigarros da cidade de Hamburgo. Em vez de cigarros, as máquinas carregam uma série de romances, fotos, pequenos textos e poesias de autores locais. A velha máquina deu lugar a uma verdadeira distribuidora de livros, que ajuda no avanço cultural e na alfabetização de uma forma inteligente e criativa.

Com a legislação rigorosa para consumo do fumo na Alemanha e os altos preços do cigarro, as máquinas que disponibilizam o produto ficaram esquecidas nas lojas, restaurantes e bares. A Hamburger Automatenverlag, empresa que criou a máquina que vendem livros, só precisou trazer o objeto de volta à tona e de alguns retoques, dando uma nova cara ao produto e adequando-o aos pequenos textos.

cigarro2.jpg
A legislação e os altos preços do cigarro deixaram as máquinas esquecidas em bares e lojas

Para ter acesso aos textos é simples: basta inserir 4€ (cerca de 10 reais) na parte frontal da máquina. Então, uma mola se desprende deixando cair o livro solicitado, assim como nas máquinas de doces e refrigerantes comuns em grandes centros urbanos.

As antigas máquinas, agora restauradas, fazem parte de uma série de exibições artísticas que acontecem na cidade de Hamburgo. O público pode conferir e ainda sair de lá aprendendo um pouco mais sobre a literatura local. As máquinas que antes eram a porta de acesso para um vício que tanto faz mal ao organismo e ao meio ambiente, agora, espalham cultura.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade