capacidade instalada crescer�65% at�2013
Capacidade instalada crescerá 65% em Portugal até 2013/Foto: xtylerclub/www.blackheartking.com

Atualmente, a cada hora de energia consumida em Portugal, oito minutos são provenientes da matriz eólica. O dado é da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (Aper). Quando o assunto é a geração energética oriunda dos ventos, os lusitanos só perdem para a Dinamarca e a Espanha, e a tendência é a de que a capacidade instalada do país cresça 65% até 2013.

A energia eólica representa hoje 13% do total consumido em Portugal, sendo que a capacidade instalada do país nos próximos anos será de 5.400 megawatts (atualmente ela conta com 3.400 MW). “Em cada hora de energia consumida em Portugal, oito minutos são produzidos nos diversos parques eólicos”, informou Antonio Sá Costa, presidente da Aper.

“No total das [energias] renováveis, que já representam 43% do nosso consumo energético, temos à nossa frente apenas Suécia e a Áustria na Europa. No caso da eólica, lutamos com a Espanha pelo segundo lugar, atrás da Dinamarca”, comemorou Sá Costa.

Consórcios

De acordo com o Diário de Notícias, o crescimento considerável da energia eólica em Portugal está associado aos dois consórcios que venceram recentemente o edital do governo: o Eneop (co-liderado pela EDP e Enercom) e o Ventinvest (que reúne empresas como Galp e Martifer). Os investimentos desses dois projetos chegam a cerca de € 2,5 trilhões – suficientes para produzir 1.600 MW.

Composto por 13 aerogeradores espalhados por 94 hectares na Serra do Mu, o Parque Eólico de Almodôvar é o maior do Sul de Portugal. Dotado de 26 MW de potência instalada, esse complexo teve um investimento de € 35 milhões, e usa tecnologia à base de concreto, material mais resistente do que o aço, mais usado nas estruturas eólicas europeias.

Em 2010, quando todas as ligações de rede estiverem concluídas, a energia eólica produzida será capaz de abastecer uma cidade de 28 mil pessoas. Ao mesmo tempo, 40 mil toneladas de gases-estufa deixarão de ser emitidos na atmosfera – em comparação com uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis.

*Com informações do Portal das Energias Renováveis. Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade