Chegar em casa após um dia de trabalho e tomar um belo banho pode ser das melhores coisas que você faz para descarregar todo o estresse da labuta. Infelizmente, isso pode ser ruim para o planeta por conta da água utilizada e energia para aquecê-la. Bem, caso o sistema TESSA seja amplamente adotado, você poderá usar o calor do seu carro para aquecer a água e reduzir parte do problema.

O TESSA (sigla em inglês para Automóvel com Acumulador de Energia Térmica), criado pela empresa britânica Atmos Heating Systems, se aproveita da eficiência relativamente baixa dos motores à combustão, que só utilizam 30% da energia gerada pela explosão dos combustíveis, direcionando a sobra para para um acumulador térmico instalado no veículo.

No teste mostrado pela empresa, o carro escolhido foi um Land Rover Freelander, mas eles dizem que poderá ser usado em qualquer veículo movido por diesel, gasolina ou etanol. Depois do calor ser armazenado ainda no carro, ao chegar em casa você vai plugar um par de mangueiras em saídas que levarão o calor direto para um acumulador maior, instalado na sua casa. De lá, a energia térmica será usada para aquecer a água do seu banho – ou para lavar suas louças, etc.

A empresa diz que o sistema consegue gerar energia térmica para uma casa com quatro pessoas em uma hora de circulação do veículo. O item ainda está em testes, mas a empresa quer que a tecnologia seja adotada por vários fabricantes. Bacana, mas nós queremos mesmo são veículos elétricos.

 

 

Via Info | Imagem: Divulgação

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade