pegada-capa-2.jpg
Cada ação pode evitar a emissão de uma tonelada de CO2 por ano.

Todos nós sabemos que precisamos reduzir a nossa pegada de carbono e ajudar o Planeta a se manter em níveis seguros para a sobrevivência da vida na Terra. Também sabemos que precisamos fazer isso logo e que não há tempo a perder. Mas o que podemos fazer em termos práticos para reduzir nossas emissões de CO2?

Um estudo realizado pela Carbon Focus e publicado no dia 23 de julho foi atrás dessas respostas e apontou como economizar uma tonelada de carbono por ano adotando algumas medidas individuais. São quatro passos envolvendo viagens, alimentação, habitação e bens de consumo.

Segundo os autores do estudo, muito do que fazemos para ajudar o meio ambiente são ações triviais e por isso, não são suficientes para provocar mudanças reais. Eles então identificaram o que as pessoas podem fazer para contribuir de fato e fazer a diferença no mundo.

No estudo, os pesquisadores lembram o alerta da UK Climate Change Act para o fato de que a humanidade precisa reduzir suas emissões de CO2 em 80% até 2050. Isso significa eliminar cinco toneladas de carbono por pessoa, todos os anos. O New Economics Foundation também alertou que nós temos menos de 90 meses para reverter o quadro do aquecimento global, antes que as consequencias se tornem irreversíveis. “Por isso, os consumidores precisam saber de onde vêm suas grandes emissões”, defendem.

pegada-capa.jpg
Ao todo, cada pessoa pode reduzir sua pegada de carbono em quatro toneladas por ano.

Para os pesquisadores, muitas medidas adotadas em todo o mundo, como não deixar os aparelhos em stand by ou não usar sacos plásticos, evitam que CO2 sejam lançados na atmosfera – porém em um índice bem menor do que o que de fato precisamos evitar.

“Nós não estamos afirmando que essas ações não são importantes, mas elas precisam ser colocadas dentro do contexto apropriado, pois acabam distraindo as pessoas de vêem quais ações são realmente importantes e efetivas”, afirmam.

Cada uma das ações indicadas pela pesquisa pode economizar uma tonelada de carbono por ano. Isso significa que quem cumprir as quatro medidas poderá evitar que quatro tonelada de CO2 sejam emitidas na atmosfera todos os anos. Vale lembrar que algumas medidas sugeridas no estudo não se aplicam em locais de clima quente, como o Brasil. Confira:

Viagens:

  • Corte uma viagem longa de avião por ano (como uma viagem intercontinental)
  • Corte três viagens médias de avião por ano (como viagens interestaduais)
  • Compre um carro mais eficiente: como os que consomem 14 km/l
  • Dirija 4.800km a menos por ano

Alimentação

  • Compre 75% dos alimentos locais e sazonais
  • Reduza o consumo de carne e laticínios em 75%

Em casa

  • Faça um reforma térmica em sua casa. Isso inclui a instalação de painéis solares para o aquecimento de água, uso de termostatos e temporizadores, isolação do teto em 30 cm, lavagem de roupas com água fria, etc.
  • Reduza a temperatura do seu termostato em 3 graus Celsius.
  • Divida sua casa com alguém, como um amigo, parente ou inquilino.

Bens de consumo

  • Evite gastar uma quantia de R$6 mil com objetos de alta emissão de carbono (como eletrônicos, materiais de construção e produtos de vida útil curta). Em vez disso, invista em compras de baixa emissão e em serviços (como produtos duráveis, de segunda mão, entretenimento, educação). Gaste seu dinheiro com experiências e não com produtos.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade