A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do bairro do Quintino, Zona Norte do Rio de Janeiro, é a primeira escola do Brasil a ter sua neutralidade em emissão de carbono registrada por grupos ecológicos nacionais e internacionais.

A certificação foi emitida na última sexta, dia 10. A Organização Da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Prima Mata Atlântica, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), Grupo Brasil Verde (GBV), Projeto BECE (Bolsa Brasileira de Commoditties Ambientais) e os internacionais OCRE (Associação para a Valorização do Ambiente, Cultura, Patrimônio e Lazer – de Portugal) e SIMAAS (Sistema de Integração Municipal América Área Sul) foram os grupos que concederam o título à escola.

Serão plantadas 2,6 mil árvores nativas da Mata Atlântica para dar conta de 520 toneladas de CO2 emitidos em um ano no Campus. Cerca de 5 mil pessoas passam diariamente por lá. No cálculo, foram calculados energia, gás combustível, resíduos orgânicos dos restaurantes do Campus, frota de veículos da Fundação, transporte aéreo e outros mais fatores.

O presidente da Fundação, Celso Pansera, falou o que espera para o futuro das Faetecs: “O projeto é pioneiro e deverá ser estendido para outras unidades da Rede, como Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio, e em municípios como Niterói e Campos dos Goytacazes. É fundamental para uma instituição de grande porte como a Faetec abraçar e investir na campanha contra o aquecimento global. Estamos atentos a isso”.

Esse é um belo exemplo para todas as escolas/faculdades do mundo. Parabéns!

 

Valeu, Aline!

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade