derretimento.jpg
Apontado como uma das principais ameaças à vida na Terra, o aquecimento global é tema de discussão em todos os encontros mundiais / Foto: Sxc.hu

A elite financeira reunida no Fórum Econômico Mundial de Davos – que terminou no último domingo, 31 de janeiro, em Davos, na Suíça – mostrou que também está preocupada com os efeitos do aquecimento global.

O diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, aproveitou o fórum para anunciar que pretende criar um Fundo Verde com a finalidade de ajudar os países em desenvolvimento no combate aos efeitos do aquecimento global.

Segundo Strauss-Kahn, o fundo terá US$ 100 bilhões por ano. O FMI promete divulgar mais detalhes sobre o fundo em alguns dias.

Além disso, para evitar a circulação de carros particulares e táxis, poluindo a cidade, uma frota de vans transportou participantes e jornalistas entre os lugares dos encontros do fórum durante os cinco dias de discussões.

Os carros têm colados nas laterais adesivos com a inscrição “Green” (que significa verde em inglês) e, segundo os organizadores, foram escolhidos por emitirem uma quantidade de gás carbônico (CO2) menor do que os carros similares da categoria.

Economia

No último dia do fórum, as discussões se voltaram para o problema da recuperação financeira global. Os participantes discutiram estratégias que empresas e governos podem adotar para ajudar na retomada da economia.

Um consenso entre os participantes do fórum foi a necessidade de incluir os países do G20, as 20 maiores economias do mundo, no debate de como traçar novos caminhos para incentivar o crescimento econômico e criar empregos.

Além disso, durante os cinco dias de encontros, o assunto predominante foi a regulação do sistema financeiro mundial. A proposta do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi amplamente debatida.

Na sessão de encerramento da 40ª edição do fórum, seis estudantes entre 16 e 19 anos selecionados pelo Conselho Britânico contaram aos participantes experiências de projetos sociais para combater a pobreza, melhorar a saúde da população e promover o empreendedorismo no mundo. Os jovens foram escolhidos entre 1,2 mil candidatos, em um concurso promovido no mundo todo.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade