f1

Fórmula 1 terá carros com motores ecológicos em 2013 / Foto: Nick-K (Nikos Koutoulas)

Federação Internacional de Automóvel (FIA) anunciou algumas modificações no regulamento da Fórmula 1 em relação ao melhor desempenho, tecnologia e impacto ambiental. Dentre as medidas, está presente a implementação de motores ecológicos em 2013 que reduzirão o consumo de combustíveis em 35%.

Os motores atuais (V8, com 2,4 litros) serão substituídos por um de quatro cilindros turbo com 1,6 litros, com no máximo 12 mil rpm (rotações por minuto), e serão alimentados com biocombustível a partir de 2012. De acordo com a FIA, essa troca precisará contar com um extensivo gerenciamento de energia e sistemas de reaproveitamento de energia, para manter o atual nível de performance.

O objetivo é reduzir significantemente a emissão de carbono sem afetar a potência dos motores e, assim, aumentar a eficiência no consumo de combustível. Segundo o Conselho Mundial, a medida tenta disseminar essa linha de pensamento na indústria automobilística, mas, equipes como MercedesFerrari já se posicionaram contra, pois os custos de desenvolvimento poderiam aumentar em cerca de R$200 milhões.

Os altos custos dos combustíveis fizeram com que a BMW, a Honda e a Toyota abandonassem a Fórmula 1.

Outras modificações

O Conselho Mundial da FIA também revelou que “o artigo proibindo as ordens de equipe (39.1) foi deletado”.

Ele havia sido criado após a polêmica causada pela ordem da Ferrari para que Rubens Barrichello deixasse Michael Schumacher o ultrapassar, no GP da Áustria de 2002. Em 2010, por conta da mesma ordem da equipe, Felipe Massa deixou Fernando Alonso passar na frente dele, no GP da Alemanha. A consequência desta última foi uma multa equivalente a R$ 175 mil.

“Finalmente dissemos adeus para esta hipocrisia. Para nós, a Fórmula 1 é um esporte e sempre mantivemos aquele ponto de vista. Apesar de um artigo específico relacionado às ordens não existir mais, a FIA destacou que ainda pode punir os times em casos onde suas ações tragam descrédtio ao esporte” celebrou Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, em entrevista à revista inglesa Autosport. [EcoD]

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade