Um estudo feito pela Fundação SOS Mata Atlântica constatou que os corpos d’água que pertencem ao bioma da Mata que nomeia a Fundação estão com a saúde bem debilitada. O estudo percorreu rios e córregos de 12 estados e somou 43 corpos de água catalogados. O resultado aponta que desses 43, nenhum está numa qualidade boa ou ótima.

A medição funciona assim: ótimos, bons, regulares, ruins e péssimos. Não tivemos nenhum corpo bom ou ótimo, 25% foram ruins, 5% péssimos e 70%¨no nível regular. Essa análise foi feita utilizando o método IQA e foi aplicada pelo Ministério do Meio Ambiente.

O número, segundo a coordenadora do programa, Malu Ribeiro, foi assustador.

“Queremos despertar nas pessoas este estado de alerta, a necessidade de mudança de comportamento. Encontramos rios cada vez mais comprometidos mesmo em regiões em que imaginávamos boas condições”, afirmou Malu.

Ela também apontou que a solução é a mesma de sempre: maior envolvimento da população local e que devemos acompanhar de perto as ações das autoridades. Se agirmos logo os 70% regulares podem ter chance de se tornar bons e depois ótimos. Mas se nada for feito, esse número pode ajudar a somar a ponta mais negativa.

 

Via Planeta Água, Docol 

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade