ONU.jpg

Sob o tema Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas, esta sexta-feira, 5 de junho, marca a 37ª edição do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, em meio a Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. O objetivo central da celebração é despertar a atenção dos países e respectivas populações para a importância da preservação ambiental.

Como reconhecimento aos esforços empregados pelos países da América Latina e Caribe em relação à luta contra as alterações bruscas do clima, a ONU escolheu o México para ser a sede das comemorações referentes ao evento este ano. “Proprietários rurais recebem aproximadamente 2,3 milhões de hectares de florestas e selvas do México, atualmente, para que eles possam fazer o uso sustentável desses recursos por meio do reflorestamento”, exemplificou uma das ações do país, Felipe Calderón, presidente mexicano.

Plantio de árvores é importante devido ao sequestro de carbono
Árvores são importantes para que haja sequestro de CO2/Foto: Ivan Makarov

As principais metas das comemorações acerca do Dia Mundial do Meio Ambiente são:

• Mostrar o lado humano das questões ambientais;
• Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
• Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
• Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e próspero.

Twitter
Bilhões de árvores já foram plantadas através do Twitter

Uma das ações mais destacadas da ONU nesse sentido chama-se Twitter for Tree (Twitter para as Árvores), que segundo a agência das Nações Unidas já conseguiu plantar 3 bilhões de árvores em 150 países. O interessante é que os principais responsáveis por esses plantios são os internautas, que precisam apenas seguir a campanha num dos sites de relacionamento mais acessados do mundo atualmente.

“Para alcançar a meta de árvores plantadas (7 bilhões até o final de 2009), precisamos do apoio de escolas, governos, empresário e cidadãos”, afirmou Achim Steiner, diretor-executivo do órgão. A crise financeira mundial que estourou no segundo semestre de 2008 é tida como um dos principais obstáculos para os países no combate às mudanças climáticas. No entanto, ambientalistas contestam essa concepção e consideram a inércia como fruto da negligência dos líderes mundiais.

Dados
A constante incidência dos efeitos resultantes das mudanças climáticas, a partir do século 20, faz com que as expectativas quanto a uma possível diminuição do aquecimento global não sejam nada animadoras: de acordo com especialistas em clima do Instituto de Estudos Espaciais Goddard da Nasa (Giss), os anos de 1997 a 2008 foram os mais quentes já registrados desde a primeira medição global de temperaturas, realizada em 1880.

Aquecimento global é a principal causa das mudanças climáticas
Aquecimento global é a principal causa das mudanças climáticas/Foto: Paulo Brandão

Recentemente, James Hansen, diretor do instituto, afirmou que o mundo ficará ainda mais quente entre 2009 e 2010. “Dada a nossa expectativa de que o próximo El Niño vai começar este ano ou em 2010, parece provável que um novo recorde na temperatura global do ar será estabelecido nos próximos um ou dois anos”, alertou o pesquisador.

“Heróis do Clima”

Preocupados com as mudanças climáticas, ativistas ambientais de diversos países desenvolverão ações voltadas para conscientizar as pessoas a respeito da preservação da biodiversidade até o final deste ano. Eles são apoiados pela iniciativa “Heróis do Clima”, idealizada pela ONU. A inglesa Roz Savage, por exemplo, irá remar sozinha pelo Oceano Pacífico e andar de Londres a Copenhague por uma missão ambiental chamada Pull Together (Trabalhemos Juntos). Ela pretende inspirar as pessoas a tomarem medidas em relação a emissões de carbono, andando mais e dirigindo menos.

A partir desta sexta-feira, 5, em pleno Dia Mundial do Meio Ambiente, Charles e Sho Scott (pai e filho) irão pedalar 4.700 quilômetros pela principal ilha do Japão, em bicicletas conectadas. A viagem deverá ser concluída em dois meses. Eles percorrerão do extremo norte do Cape Souya até o extremo sul em Cape Satã, e irão passar por 11 locais que são considerados Patrimônio do Mundo.

Nota do Editor

Nós do ecoGNight sabemos que todo nosso esforço, seja através da economia gerada nas pesquisas web, seja através deste blog, somos uma gota no oceano, mas uma gota diferente, que sabe o seu papel e que quer contagiar a todas as outras para que tenham a mesma consciência da importância que é hoje, não amanhã, tomar atitudes ecologicamente corretas.

Não defendemos simplesmente “abraçar árvores”, não somos ecologistas-padrão-da-moda-antiga, aliás são poucos assim atualmente mesmo nas ONGs de proteção ambiental. As coisas evoluíram para uma defesa de mudanças de hábitos simples mas que tem um poder enorme quando somadas.

Muita coisa vem sendo feita e muito mais ainda precisa ser, olha… muito, mas muito mais. Se você já faz sua parte, mesmo que pequena, tenha orgulho e espalhe essa idéia.

A todos, um excelente Dia Mundial do Meio Ambiente.

*Com informações retiradas de EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade