Lula "tocou na ferida" dos líderes internacionais em pleno encontro do G-8
Em plena reunião do G-8, Lula “tocou na ferida” dos países ricos/Foto: Word Economic Forum

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os países industrializados precisam diminuir, imediatamente, o nível de emissões de gases que causam o efeito estufa.

Ele fez a afirmação, na quinta-feira, 9 de julho, em Áquila, na Itália, durante o encontro de cúpula do G-8, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo, acrescido da Rússia.

Recessão Global

“Se a gente quiser discutir a sério a mudança climática, os países ricos precisarão tomar uma decisão de diminuir a emissão de gases que causam o efeito estufa. Até porque os continentes mais pobres e os povos de países mais pobres têm direito a ter acesso a bens materiais como os ricos”, defendeu Lula.

Para o presidente, o combate à fome e ao aquecimento global passa pelo problema da recessão mundial.

Fraternidade

“Nós não podemos discutir temas como mudança climática e segurança alimentar separados da crise econômica. Nós sabemos que os países mais pobres estão sofrendo muito mais com esta situação. Daí a importância desta reunião. Eu espero que com muita lealdade, com muita fraternidade com os países do G-8, a gente possa aprofundar estes temas e tomar decisões. Não adianta a gente aprovar documentos como o que fizemos, com o Protocolo de Kyoto e depois descobrir que ele não foi cumprido na sua totalidade”, criticou.

Ban

Durante a reunião do G-8, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou insuficiente a proposta de redução da emissão de poluentes dos países ricos, que prometem reduzir os seus níveis de dióxido de carbono em 80% até 2050. Segundo o líder mundial, o planeta não pode esperar tanto tempo.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade