Minc quer tecnologia limpa no pré-sal

Carlos Minc, ministro do meio ambiente: exigência do uso da tecnologia CCS na exploração do pré-sal

SÃO PAULO – Carlos Minc exigirá o uso de uma tecnologia que deixará o processo de exploração do pré-sal mais limpo.

O que motivou a exigência do ministro do meio ambiente foi o fato de que, segundo ele, o óleo do pré-sal tem uma concentração de gás carbônico- o principal gás responsável pelo efeito estufa – até quatro vezes maior dos demais campos de petróleo.

“Vai ter de ser CSS”, disse o ministro Carlos Minc ao jornal Folha de S. Paulo. A sigla inglesa usada pelo ministro significa captura e armazenagem de carbono, uma tecnologia ainda em fase de testes e com alto custo que consiste basicamente em levar de volta ao subsolo o gás carbônico emitido durante determinadas operações.

Por se tratar de uma tecnologia em fase experimental, não é possível calcular com previsão o quanto a exigência acrescentará aos custos de exploração do petróleo na camada pré-sal. Segundo o ministro, o custo deve aumentar entre 1% e 1,5%. Outras instituições afirmam, no entanto, que o custo pode ter um acréscimo de até 30% por causa do uso da tecnologia.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade