Os postos de combustíveis de todo o Brasil terão de comercializar o óleo diesel mineral com a adição de 4% do diesel vegetal. A medida começou a valer em julho. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o novo combustível deverá gerar uma economia de US$ 900 milhões por ano, já que as importações de óleo diesel devem ser reduzidas. O Brasil ainda é dependente da produção externa.

Bom para os cofres, bom para o ambiente. Um estudo feito pela agência aponta que cada litro da nova mistura diminui em 3% a emissão de gás carbônico na atmosfera, o que deverá levar a uma diminuição anual de 1,2 milhão de toneladas de emissões. O biodiesel pode ser extraído de diversas fontes, como o óleo de soja.

A política de mistura do biodiesel ao diesel mineral teve início em janeiro de 2007. No ano seguinte, a produção de biodiesel no país chegou a 1,16 bilhão de litros. O consumo estimado do produto no primeiro semestre deste ano foi de 615 milhões de litros. Mas com a medida deverá saltar, para o período de julho a dezembro, para 925 milhões de litros.

*Via PlanetaInteligente.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade