Jane Francis é uma pesquisadora do Colégio de Meio Ambiente da Universidade de Leeds, no Reino Unido. Segundo a cientista, o bloco de gelo mais querido do planeta já foi muito mais “vivo” sendo uma região de clima quente e fauna rica em boa parte dos últimos 100 milhões de anos.

O clima tropical, de acordo com a pesquisa, era motivado pelos altos índices de dióxido de carbono na atmosfera terrestre. A pesquisadora britânica em entrevista à BBC diz que “Era assim há cerca de 40 milhões de anos. Durante a maior parte da história geológica da Antártida, a região estava coberta por bosques e desertos, um lugar que tinha um clima quente. Muitos animais, incluindo dinossauros, viviam na região. Foi no passado geológico recente que o clima esfriou.”

Ela completa dizendo que “Se continuarmos emitindo grandes quantidades de dióxido de carbono, esquentando o planeta, poderíamos chegar à mesma situação em que voltariam a aparecer animais e bosques na Antártida”.

Lógico que aquecer o Planeta está longe de ser uma coisa boa para a vida nele. A própria cientista diz que no passado o aquecimento foi natural e hoje ele é acelerado por interferência humana, por isso os animais e plantas não tem capacidade de se adaptar com o clima mais quente.

Jane Francis ainda acredita que a humanidade pode se concentrar para tomar atitudes mais “verdes” e evitar o aquecimento global acelerado – queremos a Antártida branca por mais tempo.

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade