O projeto Coletivas, que carrega o slogan “Bicicleta parada não leva a nada” foi criado há apenas 4 meses em São Paulo e já vem chamando a atenção por sua proposta diferenciada. Quem tem uma bicicleta parada, pode ajudar na manutenção ou precisa pegar uma para dar uma volta, é bem-vindo e não paga nada.

É tudo colaborativo, sem sede própria ou funcionários. Nas palavras de Fabrício Muriana, um dos idealizadores do projeto, ao Bike Pedal e Cia, “há uma demanda latente por pessoas que começaram a pedalar e um estoque de bicicletas paradas muito grande. Só não está centralizado em algum lugar online”.

Como não existe pagamento, tudo gira em torno da confiança e boa vontade. Ao pegar uma bicicleta emprestada você pode calibrar os pneus, limpar a magrela ou fazer algum reparo. “Esse seria o pagamento pelo uso, o que ajudará a custear sua manutenção e estabelecerá uma relação de responsabilidade e de mais intimidade com aquela bicicleta”.

Cada bike tem um zelador que se responsabiliza por guardá-la e combinar com o usuário a data e local para retirá-la e devolvê-la, sem padrões rígidos, cada caso é acertado da melhor forma possível.

As bicicletas também levam nomes como Chiquinha, Amarelinha e Tica, para que deixem de ser um número e passem a ter “personalidade”. Aos poucos o site formará um perfil para cada uma delas, com resumo, fotos, histórias e depoimentos.

As primeiras 11 bicicletas foram doadas por um condomínio no bairro da Vila Mariana. E aí, vai participar?

 

 

Foto: Equipe Coletivas dando um trato na “Tica”

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade