carro-capa.jpg

São Paulo já possui 1 milhão de veículos vistoriados pelo programa de inspeção veicular ambiental. Quem afirma é a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e a Controlar, empresa responsável pela inspeção. O projeto mede os poluentes emitidos por carros, motos, ônibus e caminhões e bloqueia o licenciamento daqueles que não forem aprovados.

O programa começou em maio de 2008 e hoje possui uma adesão média de 80% dos automóveis, 23% de motocicletas, 35% veículos a diesel e 60% dos ônibus. Já foram inspecionados veículos com placas final 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Caso seja flagrado nas ruas após o prazo de licenciamento ou de forma irregular, o motorista infrator estará sujeito a multa de R$ 550.

Inspeção

A inspeção avalia o nível de poluentes emitidos em veículos movidos a álcool, gasolina, diesel e gás natural. A intenção da Secretaria do Verde e do Meio ambiente é, a partir de 2010, medir também o nível de ruído dos veículos, mas o órgão informa que ainda não foi definida como será feita essa inspeção.

carro-2.jpgTambém em 2010, passará a ser obrigatória a inspeção de 100% da frota de passeio. Atualmente, apenas os veículos fabricados entre 2003 e 2008 são obrigados a passar pelo processo.

Cliente número 1 milhão

A engenheira civil Maria Claudia Borges levou seu carro para a avaliação e acabou levando uma placa do Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge. O motivo: seu carro foi o milionésimo a passar pela inspeção.

“Esta é uma marca importante que mostra o êxito do programa, a adesão principalmente dos automóveis é em massa. Quando estendemos o prazo da inspeção chegamos a quase 100% da frota alvo de carros, o que é um índice muito grande”, afirmou o secretário.

Apesar de ser pioneiro no país, o programa ainda tem problemas, como a taxação limite de 1% de monóxido de carbono nas emissões. Para Eduardo Rosin, diretor-executivo da Controlar, o limite ideal seria de 0,3%.

Para fazer a inspeção, o proprietário do veículo precisa agendá-la pelo site da Controlar, após cadastro e escolha do local e da data, ou pelo telefone 0/xx/11/3545-6868. Atualmente, o agendamento para a inspeção veicular é feito somente após o pagamento da taxa, que custa R$ 52,73 e é restituído posteriormente, com três dias úteis de antecipação.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade