big_separando-os-reciclaveis-em-lixeiras-coloridas-o-guia-definitivo

Separar o lixo comum do reciclável é uma tarefa simples, mas de grande importância. Sério, extrair aquele material da natureza novamente ao invés de simplesmente utilizá-lo outras vezes gera um dano ambiental às vezes irreversível – por exemplo, o plástico vem do petróleo, que vai acabar mais cedo ou mais tarde.

Na reciclagem entram as conhecidas lixeiras coloridas. Conhecidas porque todo mundo já viu, mas você sabe mesmo o que pode e o que não pode colocar em cada uma? São quatro as principais, veja:

AZUL
Coloque: Papéis comuns (preferencialmente inteiros, mas pode ser em pedaços) – inclusive impressos ou escritos, jornais/revistas/listas telefônicas, envelopes, cartões, cartolinas, papel de embrulho limpo (sem cola), embalagens tetra park.
Não coloque: Etiquetas adesivas, papéis carbono, celofane, metalizados, fax, parafinados, plastificados, fotografias, papel higiênico, lenços sujos e guardanapos, bitucas de cigarro.

VERMELHA
Coloque: Garrafas e copos plásticos, tampas, sacolas, embalagens de produtos de higiene e limpeza, CDs e DVDs (você vai jogar fora mesmo?), brinquedos, canos e outros utensílios como canetas, escovas de dente, baldes.
Não coloque: Adesivos, embalagens com lâminas metalizadas (como biscoitos, bombons e outros do gênero), cabos de panela, acrílicos, chapas de Raio X e fraldas descartáveis.

VERDE
Coloque: Garrafas de vidro, potes, frascos (limpos) de produtos de limpeza ou alimentos e até de remédios (bem lavados!). Pode colocar pedaços quebrados dessas coisas também, mas de preferência dentro de caixas identificando o conteúdo.
Não coloque: porcelanas/louças/cerâmicas, óculos, cristais, espelhos, ampolas de medicamentos, tubo de TV.  As lâmpadas fluorescentes (econômicas) vão para o coletor de resíduos perigosos (veja mais abaixo) e as incandescentes no lixo comum.

AMARELA
Coloque: Latas de alumínio e aço, enlatados, tampinhas de garrafa, panelas sem cabo, ferragens/arames/chapas/cobre, canos de metal, embalagens limpas de marmitex de alumínio, pregos/parafusos, panelas, fios, talheres de aço.
Não coloque: latas de tinta/verniz, latas de produtos tóxicos (como embalagens de aerossóis) e esponjas de aço.

Além dessas, você pode encontrar outras cores:
Marrom: Resíduos orgânicos, aqueles restos de alimentos que falamos lá em cima – não são recicláveis, mas ter uma lixeira própria garante que terão a destinação correta;
Laranja: Resíduos perigosos como pilhas, baterias e lâmpadas;
Preto: Madeiras, mesmo que pintadas, envernizadas ou tratadas;
Branco: Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
Roxo: Resíduos radioativos – se você encontrar uma dessas sugiro manter distância haha;
Cinza: Basicamente o resto, ou seja, papel higiênico, fraldas descartáveis, papel carbono, embalagens de plástico metalizadas, cerâmicas, espelhos, esponjas de aço, latas de tinta, caixas de leite e embalagens de aerossóis.

Na dúvida coloque esta página nos favoritos e volte para dar uma olhada de vez em quando.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade