Tecnologia espacial ajuda energia eólica
Aeolus, que será lançado pela ESA em 2011, tem a mesma tecnologia do
aparelho de medição desenvolvido para uso em Terra.

Empresa francesa desenvolve sistema a laser de medição eólica utilizando tecnologia que, em breve, estará no espaço.

A Leosphere é fruto da incubadora de negócios da Agência Espacial Européia (ESA) e criou o Windcube, instrumento que mede a velocidade e direção do vento em grandes altitudes – uma ideia que auxilia na construção de moinhos e na geração de energia.

A ESA ajudou a desenvolver o sistema com a mesma tecnologia utilizada no Aeolus, o Earth Explorer Atmospheric Dynamics, que será lançado em 2011. Do espaço, o satélite realizará observações globais de ventos utilizando raios laser para fazer medições.

O sistema é bastante parecido com um sonar, que realiza medições na água com pulsos de som. Já o feixe de laser mede as características do vento quando a luz atinge partículas como poeira, água e aerosóis. Todos os sinais captados pelo sensor óptico são inseridos em um modelo matemático que determina a velocidade absoluta e direção do vento.

Essas características são cruciais para que as fazendas eólicas sejam lucrativas, pois é fundamental saber as condições de ventos para identificar as melhores localizações para as turbinas.

O Windcube permite medir o perfil do vento em dez altitudes programadas, entre 40 e 200 metros ou entre 100 e 500 metros, verticalmente acima do ponto de medição. Ou seja, com o equipamento posicionado no solo, a equipe já tem noção das características que encontrará lá no alto.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade