ecotaxi.jpg
Os “ecotáxi’s” começaram a ser testados na última semana no campus da UFPA/Foto: Adauto Rodrigues

Uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) do Pará e a Igreja da Assembleia de Deus, mostrou que é possível reintegrar jovens em situações de risco ao mesmo tempo em que estimula a economia, fornece um serviço à sociedade e estimula o transporte verde. Trata-se do “Ecotáxi”, uma bicicleta adaptada que fará o transporte rápido dos alunos dentro do campus da UFPA.

O triciclo adaptado possui até cobertura para evitar a exposição dos passageiros ao sol. Confeccionadas por jovens em situação de risco atendidos pela Assembleia de Deus, as bicicletas estarão disponíveis a partir de 2010, quando o serviço estará em pleno funcionamento. A intenção é retirar esses jovens da situação de risco social, inserindo-os na cooperativa de Ecotáxis e fortalecendo a comunidade local.

A previsão é de que 50 Ecotáxi estejam a serviço da população até lá. O projeto prevê ainda a aquisição de motos que utilizam baterias recarregáveis ao invés de combustíveis fósseis. “Onde houver possibilidade, pretendemos diminuir o uso dos veículos automotores”, afirmou em entrevista ao Diário do Pará o secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos Lima.

As pessoas poderão pedalar dentro do espaço universitário e deixarão o triciclo na saída. O serviço será disponibilizado em vários pontos e funcionará através de aluguel pago por um determinado período de tempo, estimado em cerca de duas horas. O valor do serviço ainda não foi informado.

“O transporte aqui dentro (da UFPA) é um pouco precário e a espera pelo ônibus sempre é longa. Assim, as bicicletas podem contribuir dos dois lados: fazendo o deslocamento mais rápido e inserindo na sociedade esse novo conceito de transporte”, afirmou o pastor Ivaldo Marques, idealizador do projeto.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade