Normalmente a frase “você é o que você come” vem acompanhada de regras nutricionais e uma lista de exercícios físicos, mas seu significado acaba de ganhar novos contornos.

Pesquisadores chineses da Universidade de Najing descobriram que tiras de RNA dos alimentos circulam pela nossa corrente sanguínea e podem afetar as ações dos nossos próprios genes.

Para Chen-Yu Zhang, líder do estudo, pedaços de RNA de vegetais vão para o sangue assim que os engolimos.

Em um exemplo prático, a tira de RNA denominada MIR168a, proveniente do arroz, foi encontrada em alta quantidade no sangue, adivinhe, dos chineses. E o que isso pode provocar? Segundo testes anteriores feitos em ratos, tal RNA inibe a habilidade do fígado filtrar o temido LDL, conhecido como “colesterol ruim”.

A descoberta pode colaborar com o desenvolvimento da famosa “medicina herbal“, na China.

E por falar em alimentos que podem fazer mal, outro estudo curioso foi realizado recentemente na Austrália e aponta que o suco de laranja contém tanto açúcar que pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer. Ao examinar 2.200 adultos por dois anos, os pesquisadores notaram que aqueles que consumiam muito suco (3 ou mais copos por dia) passaram a ter mais risco de desenvolver tumores.

Felizmente, por outro lado, maçã, couve-flor e brócolis apresentam o efeito contrário. A sugestão, claro, não é cortar o suco de laranja, mas consumir sem excessos e nada de colocar açúcar, ele já tem o suficiente e, aliás, fica mais gostoso puro.

 

Via Super

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade