Você acha a reciclagem divertida? Você se sente motivado pelo seu impacto ambiental positivo? Embora seja fundamental para proteger o nosso planeta, a reciclagem nem sempre é considerada uma ação atrativa, segundo o Greenbean Reciclagem. Por esse motivo a empresa criou uma máquina que pretende transformar esse hábito em um jogo atraente e competitivo.

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), localizado na cidade norte-americana de Cambridge, foi o primeiro lugar escolhido pela empresa para instalar a máquina piloto, chamada de “Reverse Vending Machines”. O aparelho abandonou o formato tradicional de coletores de recicláveis (que você vê na imagem mais acima) em favor de uma tecnologia que calcula o número de garrafas e latas que cada aluno recicla.

Inicialmente a máquina está disponível apenas no MIT, mas a empresa pretende expandir sua invenção para centros universitários de Boston e, em seguida, para habitações de condomínios.

Em entrevista à CNN, Shanker Sahia, um dos idealizadores do projeto, disse que pretende tornar a empresa bastante conhecida. “Queremos ser como a Zynga da reciclagem”, afirmou ele, se referindo aos desenvolvedora de jogos das redes sociais.

De acordo com o site da Greenbean, o projeto já reciclou cerca de 14 mil contêineres, uma economia de 2.601 quilowatts-hora estimada de eletricidade.

 

Como funciona

O estudante insere o número de seu celular em uma tela sensível ao toque instalada na máquina e em seguida coloca os materiais recicláveis que serão computados através de um leitor de código de barras.

O número de latas, garrafas e similares serão contados e os dados enviados para o site do Greenbean, onde os alunos poderão acompanhar e participar de competições com outros colegas.

Os melhores do ranking ganharão cartões de presentes da empresa. No futuro ela prevê oferecer bilhetes Red Sox e outras guloseimas fornecidos por patrocinadores para motivar ainda mais a reciclagem.

via EcoD

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade