Os cientistas podem usar a atividade elétrica das plantas para “ouvi-las”

Que tipo de agrotóxico ou fertilizante produz os melhores resultados sem agredir o vegetal? Qual o nível perfeito de luminosidade para as plantas? Em que momento a quantidade de água pode ser um problema? Para os pesquisadores da Usp que constataram a atividade elétrica das plantas, essas e outras perguntas poderão ser respondidas através da análise dos sinais elétricos emitidos pelos vegetais. Segundo os cientistas, essa recente pesquisa pode ser o primeiro passo para que sejam realizados outros estudos na área de botânica, alguns deles com interesse agronômico e, consequentemente, econômico.

Os pesquisadores acreditam, por exemplo, que, por meio dos sinais elétricos, as plantas podem “dizer” qual o melhor tipo de fertilizante a ser utilizado para se obter o resultado desejado na produção e até o tipo de estufa mais adequado. Até o comportamento das plantas, de acordo com o ambiente em que estão, poderia ser avaliado através da atividade elétrica. Num momento em que o mundo luta cada vez mais para otimizar a produção de alimentos como forma de combater a fome no planeta, esse novo meio de comunicação entre plantas e pesquisadores pode ser de grande importância à humanidade.

*Via PlanetaInteligente.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade