Um grupo de motociclistas apareceu nas ruas de Togya, cidade da Indonésia, com capacetes incomuns: cada um servia de pote para uma muda de árvore plantada. A iniciativa partiu de dois artistas, Sara Nuytemans e Arya Pandjalu, e chamou atenção daqueles que passavam pelo local.

A dupla criou um vídeo de um minuto com uma mostra do trabalho com a seguinte descrição: “Treebute to Yogya é uma performance pública em homenagem à cidade verde Yogyakarta. Não há apenas um monte de árvores e jardins, mas também campos cobertos de arroz. Atualmente a cidade ainda está verde, mas a modernização é rápida e muda o ambiente do local. Treebute to Yogya é também um modo de compensar a liberação de CO2 na atmosfera enquanto se usa as motocicletas”.

video

Foto: Divulgação

A árvore plantada nos capacetes é chamada de Banyan que, quando grande, tem uma copa farta e proporciona extensa sombra. A Banyan é tida como uma árvore sagrada para os indonésios.

Mas o vídeo não foi só reconhecido como uma forma de manifestação popular pelo meio ambiente. O Treebute to Yogya (algo como a junção dos termos “árvore” e “tributo” para Yogya, em português) ganhou o Prêmio Szpilman 2010, que busca por “trabalhos que só existam por um momento ou um pequeno período de tempo”. [EcoD]

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade