goto.jpg

Por mais que se fale da importância de se preservar o planeta, uma coisa é certa: boa parte das pessoas só muda seus hábitos se forem obrigadas ou se receberem algum benefício por isso. Pelo menos é o que pensam os membro do RecycleBank. Eles criaram uma espécie de banco em que o usuário ganha pontos ao reciclar seu lixo e os troca por gratificações que vão desde pequenas mercadorias em lojas da região, até viagens.

A ideia surgiu quando dois amigos de escola chegaram à conclusão de que a única forma de mobilizar as pessoas a tomarem ações positivas para o planeta seria recompensando elas por isso. Assim eles criaram o banco que já conta com mais de um milhão de associados nos Estados Unidos e no Reino Unido – e que não pára de crescer.

Funciona da seguinte maneira: a pessoa se cadastra gratuitamente no site do RecycleBank e começa a reciclar. Toda semana, o volume total de materiais recicláveis entregues a uma cooperativa escolhida pelo usuário e cadastrada pelo programa é pesado e o peso é convertido em pontos. Depois de juntar a quantidade de pontos desejada, o usuário pode trocá-los por qualquer item disponibilizado por uma das mais de 1.500 empresas parceiras.

Adotar outras medidas sustentáveis, como utilizar uma fonte de energia renovável, reciclar lixo eletrônico ou fazer parte do eBay Green Team também contam pontos. E caso o usuário não queria utiliza sua cota com brindes, ele tem a opção de doá-la para outras pessoas ou para programas como o Green Schools, que desenvolve atividades sustentáveis com jovens entre 6 e 18 anos.

Segundo dados do banco, além de estimular o comercio local e o trabalho de milhares de catadores, a iniciativa já ajudou a poupar mais de 4,4 milhões de árvores e mais de 295 milhões de galões de combustível (sendo que um galão corresponde a aproximadamente 3,8 litros).

Causa nobre ou interesse próprio?

Apesar dos resultados positivos, a mobilização de tantas pessoas virou motivo de questionamento para um dos membros do eBay Green Team, Ashwin Seshagiri. Em um artigo publicado no site Planet Green, ele indagou a necessidade de uma recompensa como premissa para que as pessoas começassem a agir.

“Isso nos leva a questionar se as pessoas estão reciclando porque querem ajudar o meio ambiente (e elas só precisariam de um empurrãozinho), ou se seus motivos são simplesmente para receber recompensas em mercearias, lojas de música, ou até mesmo nos principais sites de comércio eletrônico. Mas, no final das contas, isso importa?”, questiona.

E ele vai além ao relembrar um estudo publicado pelo ABI Research em 2009 que mostrou que apenas 38% das pessoas reciclam os celulares velhos, mas 98% das pessoas estariam dispostas a fazê-lo caso eles tivessem um pequeno empurrão financeiro, crédito da loja, ou benefícios fiscais.

Por fim, ele deixa uma pergunta aos leitores: “Para vocês, qual é a melhor maneira de incentivar as pessoas a fazerem boas ações, como reciclar ou reutilizar?” E você, conseguiria responder?

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade