Minc ficou irritado com a repercussão negativa do caso do lixo inglês
Minc se mostrou irritado com o despejo de lixo inglês em águas brasileiras/Foto: Antonio Cruz /ABr

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que técnicos da pasta e do Itamaraty discutiram na quarta-feira, 22 de julho, o envio de lixo da Inglaterra para o Brasil. “O Brasil não será a lata de lixo do planeta. Vamos multar, vamos mandar de volta e cobrar responsabilidade de países que têm um discurso ambiental avançadíssimo e enviam seu lixo químico para países em desenvolvimento”, advertiu o chefe da pasta ambiental.

Segundo o ministro, a Inglaterra já informou que vai criar normas internas rigorosas “para não permitir que lá tenham um discurso ecológico e enterrem o lixo deles exatamente nos países que têm menos condições financeiras e tecnológicas de tratar”.

Três homens foram presos no Reino Unido na quinta-feira, 23, sob a acusação de envolvimento no envio ilegal de 99 contêineres de lixo para o Brasil. Oficiais da Agência Nacional Britânica Contra Crimes Ambientais, com a ajuda da polícia de Wiltshire, prenderam os acusados na região de Swidon, a cerca de uma hora e meia de Londres. A pena máxima, caso eles sejam condenados, é de até dois anos de reclusão ou pagamento de multa.

Segundo o porta-voz da Agência Britânica de Meio Ambiente, Stuart Brennan, a identidade dos acusados (assim como a nacionalidade deles) não pode ser divulgada porque a investigação ainda não foi concluída. “Não podemos divulgar nada mais detalhado sobre os homens por razões legais, mas teremos novas informações em breve”, afirmou Brnnan à Agência Brasil. Segundo nota veiculada no site da agência, os homens têm 24, 28 e 48 anos, respectivamente.

As autoridades britânicas pretendem investigar a carga dos contêineres quando eles voltarem ao Reino Unido. As empresas que enviaram o lixo para o Brasil concordaram em repatriar os detritos sem cobrar nada de nenhum dos dois governos.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade