Pneus verdes são feitos de fibras de plantas

Wen Bai, estudante da Universidade de Oregon: fabricando pneus com celulose/Foto: Flickr-Universidade do estado de Oregon

SÃO PAULO – Pesquisadores da Universidade de Oregon descobriram que células vegetais podem substituir carbono ou silicone na confecção de pneus.

A celulose microcristalina, um tipo de material celular presente em praticamente todos os tipos de fibra de plantas, consegue, ainda que parcialmente, substituir o silicone na fabricação de pneus e deixá-los mais “verdes”.

A fibra da celulose já foi usada para reforçar outros tipos de borracha e produtos automotivos como correias e mangueiras, mas nunca em pneus, onde são usados, geralmente silicone e carbono. O carbono, no entanto, é feito de um óleo cada vez mais caro – e poluente – e produzir silicone gasta muita energia.

No estudo, os pesquisadores trocaram 12% do silicone usado normalmente na fabricação dos pneus pela celulose microcristalina. Essa simples substituição já reduziu a quantidade de energia necessária para a confecção do plástico e melhorou sua resistência térmica.

Testes iniciais provaram que esse produto tem tração compatível com os pneus tradicionais em pavimentos frios ou molhados e, em locais com altas temperaturas, uma melhor eficiência de combustível. Sua durabilidade, no entanto, precisa de mais testes para ser definida.

Kaichang Li, o professor do grupo de Ciência e Engenharia Florestal na Universidade de Oregon, responsável pela condução dos testes junto com a estudante Wen Bai, afirmou, em nota, que “os bons resultados foram surpreendentes”.

“Isso poderia levar a uma nova geração de tecnologia para pneus de carros. Uma das grandes mudanças que podem acontecer em muito tempo”, disse Li.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade