China quer corte de CO2 dos países ricos
Indústria petroquímica em Pequim, na China: o maior poluidor do mundo pede para os países ricos cortarem suas emissões de CO2

SÃO PAULO – Uma autoridade chinesa afirmou que os países ricos precisarão aceitar cortes profundos em suas emissões no tratado climático que deve ser assinado em Copenhagen.

A afirmação foi feita à agência oficial Xinhua, por Xie Zhenhua, o diretor-adjunto da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reformas para assuntos de política climática. Para ele, o compromisso dos países industrializado será crucial para um acordo.

Segundo escreveu a agência Xinhua, Zhenhua teria dito que a chave do sucesso da Conferência de Copenhagen, na Dinamarca, que acontece em dezembro deste ano, é definir, para as nações desenvolvidas, metas drásticas de redução de emissões em médio prazo.

As declarações foram feitas poucos dias depois que a China e os Estados Unidos anunciaram a criação de um centro de pesquisa conjunto para tecnologias limpas.

A China é, atualmente, o maior emissor de gás carbônico do mundo. A poluição chinesa, no entanto, é bem menor que a quantidade de gases tóxicos lançados na atmosfera pelos países ocidentais ricos ao longo de seus desenvolvimentos industriais.

O pedido de redução de emissão de CO2, no entanto, não pode ser interpretado apenas como hipocrisia, já que a China não pretende acompanhar as reduções dos países desenvolvidos. O pedido é mais baseado em uma preocupação com o território chinês.

A China é bastante vulnerável ao aquecimento global. Climatologistas e pesquisadores já alertam para possíveis secas no norte, enquanto o sul sofrerá com inundações, o que acabaria por reduzir a safra agrícola em um terço até o final do século.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade