folha-capa-final.jpg
Natural Medium – folhas secas marcadas com laser. Sem tintas, sem químicas/Fotos: Divulgação

Essa folhinha desenhada aí em cima é o resultado de uma criação da agência Tátil Design e pode ser utilizada como flyer, convite e outros materiais publicitários. As folhas secas receberam, através de um processo de gravação a laser, desenhos variados e foram premiadas no Cannes Lions 2009 pela sua originalidade e sustentabilidade. Comunicação de forma simples, criativa e sem vestígios de lixo ao final do processo.

A ideia surgiu a partir de um workshop dado por membros da agência durante o 55° Festival de Cannes de Publicidade. O “Designing Naturally” falava sobre como buscar inspiração na natureza para fazer do design uma ferramenta capaz transformar o futuro, dando exemplos de soluções de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial.

folha-capa.jpg
Depois de informar, basta jogar as folhas no chão e devolvê-las à natureza.

“Nosso desafio era fazer com que as pessoas soubessem sobre o workshop de uma maneira em que o convite em si já demonstrasse o tópico que seria discutido: a possibilidade e a necessidade de criar peças altamente atrativas, tendo os conceitos folha-4.jpgambientais em mente. Nosso objetivo principal era escapar do tradicional, tinta impressa e papel de convite, e encontrar uma alternativa que causasse impacto zero no meio ambiente enquanto mantinha um alto impacto visual e sensorial”, contam os criadores.

Com o foco nessas premissas, a equipe começou a trabalhar na proposta da folha marcada a laser como matéria-prima básica do convite. “A ausência de tinta permite que a folha seja emprestada da natureza e devolvida a ela após atingir seus objetivos”, afirmam.

Prêmio

Simples e eficiente, o projeto ganhou o Leão de Bronze no Cannes Lions 2009 na categoria Mídia Alternativa. “O prêmio só fortalece a tese de criar ideias totalmente inovadoras a partir de soluções simples. A conquista do prêmio também é compatível com a proposta do Branding 3.0, de usar soluções sustentáveis para a atividade de cada empresa”, afirmam.

folha-3.jpg
Bom para o meio ambiente, melhor para a imagem da empresa.

Em entrevista publicada no site Um Amor de Mau Humor, Fred Gelli, diretor de criação da agência, contou que diversas empresas tentaram comprar a ideia, mas as agências negaram as propostas. “Eles não vendem porque o conceito vem acompanhado de uma causa maior que vender produtos”, afirmou. Por enquanto, as folhas foram utilizadas como flyers para o candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade