clean2.jpg
A campanha mundial Vamos Limpar o Mundo espera conscientizar a população e contribuir com a limpeza das águas / Fotos: Divulgação

Durante o dia 19 de setembro, jovens, adultos, voluntários, ativistas e organizações se reunirão em todo o mundo em prol de um mundo mais limpo e saudável. Mobilizando quem estiver disposto a contribuir com o bem estar comum, a campanha internacional “Clean Up the World – Vamos Limpar o Mundo” é uma ação global de combate a poluição no planeta e neste ano traz como o tema “Comunidades Unidas no Combate ao Aquecimento Global”.

Cerca de 125 países contarão com 35 milhões de voluntários no próximo sábado, 19 de setembro, a partir das 09:00h, para, simultaneamente, recolher resíduos de praias e águas, conscientizar a população sobre a preservação do ambiente e envolver a comunidade na busca por soluções para a conservação dos ecossistemas marinhos e circunvizinhos às águas.

Os eventos variam desde a coleta do lixo até campanhas educativas, concertos ambientais, exibições fotográficas, plantio de árvores e estabelecimento de centros de reciclagem. Geralmente são realizados em lugares como praias, córregos e parques.

clean1.jpg
Dentro da água ou caminhando pelas praias e rios, os voluntários irão recolher e registrar os materiais encontrados que, após a coleta, serão entregues em postos de reciclagem.

União pela preservação

Com os trabalhos realizados em duplas, a ação voluntária deste ano contará com a coleta e registro de materiais encontrados nos ecossistemas. Após a coleta, os materiais serão destinados às cooperativas e instituições de reciclagem; e com as anotações, será produzido e enviado um Relatório Final para a ONU, com dados do Evento.

A meta do Clean Up 2009 Brasil é coletar o maior número de materiais plásticos, recicláveis, aumentar o número de voluntários, e mobilizar a população a respeito dos crimes ambientais cometidos contra a natureza.

Para Rosi Ventura, coordenadora de voluntários do Greenpeace, realizar a campanha Vamos Limpar o Mundo em parceria com outras organizações é somar esforços por um planeta mais azul. “A união na luta pela preservação dos oceanos que são de todos, nos faz conseguir unir forças com mais parceiros e pessoas engajadas na preservação desse ambiente”, diz Rosi.

clean3.jpg
São esperados quase 40 milhões de voluntários nas ações deste ano.

Clean Up the World – Vamos Limpar o Mundo

Fundada pelo mergulhador australiano Ian Kierman no ano de 1989, a campanha partiu da preocupação de Ian com a poluição acumulada na Baia de Sidney, que o próprio mergulhador começou a limpar. Com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), deu-se início a uma data dedicada à limpeza do nosso planeta.

No Brasil as atividades do Clean Up the World foram realizadas pela primeira vez em 1993, mas as atividades já percorreram todos os continentes mobilizando mais de 40 milhões de pessoas, que acreditam na mudança de atitude e comportamento para se alcançar a sustentabilidade.

Para mais informações, acesse o site do Greenpeace Brasil ou entre em contato com organizações de apoio ao meio ambiente de sua cidade.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade