Em desenhos animados e histórias em quadrinhos as mutações podem ser benéficas e até engraçadas (como o peixe dos Simpsons aí em cima), mas na vida real isso é muito diferente e, para os peixes killifish, do golfo do México, foi mortal. Tudo por conta do acidente causado pelas perfurações da BP.

Segundo os cientistas da Universidade Estadual da Louisiana, nos EUA, um estudo comprovou que as substâncias tóxicas do óleo afetaram os peixes que desenvolveram anomalias e acabaram morrendo.

Fernando Galvez e Andrew Whitehead, os biólogos que estudam a espécie, dizem que o tecido da guelra foi danificado e teve suas proteínas alteradas, resultando em diversas alterações no metabolismo dos peixes que levaram a morte e, para piorar, não pararam após o óleo ter sido retirado da região. O estudo completo foi publicado na revista “PNAS”.

Agora os cientistas pretendem realizar mais pesquisas para checar as consequências que podem afetar o ciclo de vida dos peixes. Por outro lado, a BP quer voltar pra furar ainda mais a região.

 

Via Folha | Imagem: Matt Groening/Os Simpsons

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade