O avião movido a álcool é menos poluente e 7% mais potente do que o movido a gasolina de aviação, segundo a Embraer (Foto: Mariana Oliveira / G1)

A Embraer aproveitou a Agrishow, evento de tecnologia agrícola realizado na última semana em Ribeirão Preto, interior de SP, para tentar fazer “emplacar” sua aeronave Ipanema, movida a álcool, existente há 4 anos mas com vendas ainda baixas.

Seu uso principal: pulverização, ou seja, aplicar algum produto sobre a plantação, o que de forma geral lê-se como pesticidas. É possível um “avião de pesticida” ser ecológico?

A primeira vista parece totalmente contraditório, de fato, gostariamos muito que não fosse necessário adicionar nada nas plantações, mas você sabia que nem todo pesticida é tóxico e que eles são inclusive divididos em escalas? Existem desde os mais brandos, que não contaminam absolutamente nada, aos mais tóxicos, que só pode ser manuseados com luvas e máscaras, cuja recomendação sequer é que sejam aplicado de forma aérea.

Além disso, a cana é bastante resistente à fungos e demais pragas, por isso a necessidade de aplicação de inceticida é mínima, ou seja, produzir cana para abastecer o Ipanema não faz com que seja necessário produzir mais cana e mais Ipanemas e daí em diante.

E álcool da cana-de-açucar é melhor que gasolina, ponto final. Ok, você não precisa acreditar tão cegamente nessa afirmação, por isso estamos preparando uma postagem especial sobre esse assunto para os próximos dias, fique ligado!

Com informações de Gizmodo e G1

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade