Elas são grandes, resistentes, bonitas e o mais importante: contribuem para um mundo mais sustentável. Muitos ainda tem uma certa implicância, mas vale a pena. Quantas vezes você não viu suas compras se espalharem pelo chão por que as sacolinhas plásticas rasgaram? Ou comprou algo que não cabe?

As sacolas plásticas causam um dano grave à natureza, liberando gás carbônico e metano, além de poluir a terra e o mar, e como consequência disso assassinam animais que morrem engasgados ou presos a elas, que são utilizadas para depositar lixo. “Quando chegam aos lixões, demoram entre 300 e 400 anos para se decompor e, enquanto isso, liberam substâncias químicas na atmosfera”, explica Géssica Elen, consultora do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Ou seja temos muitos motivos para minimizar seu uso, reciclar e substituir.

Outras boas alternativas são usar caixas de papelão (alguns mercados fornecem gratuitamente) e os carrinhos de feira (o que realmente facilita para quem está a pé e exagerou na compra).

Mas o que eu faço com o lixo? Bem, primeiro vamos combinar que não se consegue reaproveitar a maioria dessas sacolinhas que rasgam (algumas até já vem com furinhos para evitar acidentes com sufocamento…), boa parte delas vai para o lixo. Você pode usar aqueles sacos pretos para lixo que são grandes ou sacos de papel reciclado também, experimente!

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

Fontes: Planeta Sustentável, Saúde Integral, G1globo.

 Bióloga e professora. Realizou trabalho voluntário com plantas medicinais e horta, além de pesquisa sobre aves, interessada em ecologia e alimentação saudável.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade