abaju-2.jpg

A Organelle é um pequeno estúdio de design situado em Vancouver, no Canadá, que cria diversos objetos de decoração reutilizando outros materiais, que normalmente iriam para o lixo. Suas luminárias feitas com cabides e garrafas PET, por exemplo, ganharam destaque em todo o mundo por unir beleza, funcionalidade e sustentabilidade.

“Nós reformulamos o papel do designer e da sua relação com o cliente, a comunidade e os materiais utilizados. Nossa flexibilidade permite que as necessidade de cada projeto sejam adaptadas de forma a serem econômica e ambientalmente eficientes”, dizem os designers.

abaju-3.jpg

Eles contam que a base de todo o seu trabalho parte de uma premissa única: o lixo é o local mais abundante de recursos que as cidades têm a oferecer. Muitas vezes, gratuitos ou de baixo custo, o material desperdiçado é uma fonte aparentemente infinita, sempre oferecendo novas possibilidades de projeto, garantem.

“Nós estamos constantemente à procura tanto de objetos capazes de se adequar a desenhos já projetados, quanto de resíduos que possam derivar novos conceitos. Este processo não-linear é a base da nossa metodologia e permite que possamos nos adaptar aos fluxos de materiais e requisitos dos projetos”, afirmam.

abaju-5.jpg

Entre seus trabalhos de maior destaque estão as luminárias da linha Hangelier e Bottle Chandelier. Elas são feitas com materiais como cabides reutilizados, garrafas PET recortadas, aros de bicicletas, lacres de plástico e arame galvanizado.

Os designers ainda mostram que os cuidados com os seus produtos vão além da redução da quantidade de resíduo que chega aos lixões todos os dia. A linha Hangelier, por exemplo, fez parte de um projeto voluntário que ajudou a arrecadar fundos para Centro de Saúde das Mulheres, em Vancôver

abaju-4.jpg

Os interessados podem comprar os produtos pela internet. As luminárias da linha Hangelier custam entre US 275,00 e US$ 300,00.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade