Show da nova turnê do U2
Turnê do U2 passará por 44 países/Foto: Reprodução/GigWise

O “rastro de carbono” criado pelos shows da banda irlandesa U2 é equivalente a uma viagem de ida e volta até Marte. Bobagem, verdade ou absurdo, fato é que a declaração da entidade ambientalista Carbonfootprint tem causado bastante polêmica em todo o mundo. De acordo com o site da ONG, um dos grupos de música pop mais famosos do planeta teria que plantar 20.118 árvores para compensar o impacto ambiental de sua nova turnê.

Helen Roberts, representante da Carbonfootprint afirmou ao site GigWise que os músicos do U2 viajarão por cerca de 70 mil milhas aéreas em seu jato particular para cumprir as 100 datas marcadas durante 18 meses. A ONG também ressalta um suposto aumento do prejuízo ambiental se forem adicionados a essa conta as viagens do staff da banda (cerca de 200 pessoas), além do trânsito de aproximadamente 90 mil fãs que devem acompanhar cada um dos shows.

Ativista pela paz, Bono ainda não falou sobre a polêmica
O politizado Bono ainda não falou sobre a polêmica/Foto: danny.hammontree

“O rastro de carbono gerado pelos 44 shows do U2 neste ano é igual ao criado pelos quatro músicos viajando os 34.125 milhões de milhas da Terra até Marte em um avião. E você precisa somar a isso às emissões de carbono do mesmo número de shows no ano que vem”, explicou Roberts. A U2 360º Tour, nova turnê do grupo irlandês teve início em 30 de junho deste ano, em Barcelona, na Espanha.

Repercussão

Precisou de pouco tempo de publicada para que a notícia repercutisse. No portal gaúcho ClicRBS, por exemplo, os comentários da maior parte dos internautas (eram 15 até o fechamento desta matéria) reprovavam a teoria da ONG ambientalista. “Ambientalista burro! Errou o alvo. O engajamento político da banda e as mensagens de paz, direitos humanos e liberdade são mais importantes … ta (sic) faltando trabalho e assunto para essa entidade ambientalista”, criticou o leitor que assinou como Alexandre.

“Trata-se de uma banda que dá bons exemplos a milhões de jovens em todo o mundo, seja cantando, voando ou dando entrevistas. Gera empregos e movimenta a economia. Onde há um show do U2, além de milhares de fãs extasiados, também hotéis, táxis, vendedores de cachorro quente e toda a sorte de gente trabalhadora são beneficiados pelo consumo de um produto descente e criativo… Existem outras maneiras de salvar o meio ambiente, mas não geram a promoção que estes “ambientalistas” procuram…”, defendeu César Costa.

Mais moderado, Leandro Dallago ponderou sobre o assunto. “Devemos cuidar do planeta, porém, saber o que realmente causa a degradação é importante, certamente não será a turne do U2 que porá em risco nosso planeta. Ou então devemos substituir o carro pelo cavalo, o avião pelo barco a vela, a ONG deve cobrar novas alternativas para combustíveis e controlar empresas e paises que poluem violentamente”, comentou.

*Com informações do GigWise, no ClicRBS. Retirado de EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade