Diante do atual cenário, com tantos problemas ambientais, busca por mudanças de comportamento e uma cobrança por parte da sociedade por soluções políticas e privadas, o jornalismo ambiental ganha força e interesse por parte dos jovens jornalistas. Assim, com o objetivo de capacitar e especializar os futuros profissionais e recém-formados, o Plano de Capacitação de Jovens Jornalistas Ambientais foi desenvolvido pela Rede Brasileira de Informações Ambientais (Rebia), em parceria com a Fundação Avina e entidades do relacionadas ao tema no Brasil e América Latina.

A primeira edição do plano começa no dia 23 de abril e prossegue até 20 de junho, com a participação de especialistas das diversas áreas do jornalismo ambiental para discutir com os estudantes a questão da informação e da participação da sociedade na tomada das decisões ambientais. Os encontros serão online por meio da plataforma virtual Taking IT Global (TIG) e será escolhido um grupo de 30 alunos de centros universitários do país.

O plano tem, entre seus objetivos, constituir uma plataforma de intenso intercâmbio de experiência entre profissionais de comunicação e da temática ambiental, articulando estreitamente com eventos em que o jornalismo ambiental esteja presente, além de proporcionar aos jovens participantes uma melhor percepção e formação na temática ambiental. O plano ainda tem como meta sensibilizar os jovens sobre a importância do trabalho da comunicação juntos às ONGs que trabalham com temas ambientais.

A partir da combinação de contatos virtuais e alguns encontros presenciais entre os profissionais do meio ambiente e do jornalismo ambiental, serão realizadas webconferências para o processo de capacitação dos jovens jornalistas.

A proposta também é de formar uma Rede de Colaboradores e Jornalistas Voluntários que, a convite e a expensas de organizações do Terceiro Setor que atuam no setor sócio-ambiental, possam produzir matérias e imagens de qualidade voluntariamente. A Rebia vai distribuir gratuitamente esse material, com os créditos dos autores, através da Agência Rebia de Notícias Socioambientais e também através dos seus veículos, www.portaldomeioambiente.org.br e Revista do Meio Ambiente.

As inscrições para o plano são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 21 de abril. Para participar, os estudantes de jornalismo devem ler a Chamada para Inscrições e preencher a Ficha de Inscrição. Os melhores produtos jornalísticos produzidos durante a capacitação serão divulgados em sites nacionais parceiros do projeto.

Fonte:  EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade