habitada por cerca de quatro milh�s de pessoas, melbourne tem se destacado na �ea da sustentabilidade
Habitada por cerca de quatro milhões de pessoas, Melbourne tem se destacado na área da sustentabilidade/Foto: Linh rOm

Um programa que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera em uma das maiores cidades da Oceania. Assim é o Emissões Zero em 2020, iniciativa da cidade australiana de Melbourne que existe desde outubro de 2002, e que já tem mostrado resultados satisfatórios, conforme apurou os pesquisadores responsáveis pela Plataforma de Cidades Sustentáveis.

O projeto nasceu a partir da constatação de que metas mais ambiciosas contra o aquecimento global são necessárias para que as mudanças climáticas sejam estabilizadas. Desde então, foi desenvolvido um perfil de produtividade verde, um mercado de carbono, e o Centro de Conhecimentos e Tecnologias de Estufa. Uma consulta também foi realizada para melhor compreender as barreiras para o desenvolvimento de prédios sustentáveis e absorção de energia renovável.

Para aplicar as estratégias do projeto, um comitê diretor foi criado com representantes das partes interessadas do governo e organizações não-governamentais (ONGs), institutos de pesquisa, empresas, indústrias e organizações profissionais. As principais metas da cidade de Melbourne até 2020 são:

  • Reduzir o consumo de energia nos edifícios em 50%;
  • Aumentar a oferta de energia renovável na cidade em 22%;
  • Alcançar uma melhoria de 50% na eficiência energética de fontes de energia não-renováveis em todo o município;
  • “Sequestrar” 800.000 toneladas de dióxido de carbono (CO2) em todo o município.

Ações

O projeto Emissões Zero em 2020 está concentrado nas áreas econômica, ambiental e social. Entre as principais ações realizadas nos últimos oito anos estão a produção de um documento de síntese e uma versão impressa do projeto, a distribuição de documentos chave para as partes interessadas, a promoção do projeto em conferências, fóruns e por meio da mídia local, e a elaboração de aproximadamente dez memorandos de entendimento entre a cidade de Melbourne e organizações interessadas delineando o empenho na realização de projetos fundamentais.

Resultados

Em 2004, o Greenhouse Action Plan (parte integrante do projeto) passou a ser planejado. Em novembro de 2005, foram desenvolvidas novas regulamentações para o uso de energia em prédios comerciais. Com a implantação do ‘Greenhouse‘, em 2006, um prédio sustentável foi construído como modelo a ser seguido na cidade de Melbourne. Dois anos depois, foi lançado um documento que revê metas do projeto e analisa os resultados em cada uma das iniciativas.

Na área de energia, 300 empresas poluidoras realizaram auditorias que levaram a uma redução de 1,1 milhão de toneladas de gases causadores de efeito estufa. As empresas envolvidas economizaram Us$ 34 milhões em energia após as auditorias. O regulamento de uso energético na cidade também recebeu o status de cinco estrelas em razão da qualidade. Atualmente, os prédios com área maior que 5000m² são obrigados a disponibilizar um planejamento de uso de energia.

Com o sucesso do projeto, a cidade de Melbourne, com uma população estimada em quatro milhões de pessoas (dados de 2010), espera propiciar mais qualidade de vida às gerações futuras.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade