Uma das poucas tribos amazônicas que ainda sobrevivem nos costumes indígenas, a Awá-Guajá, pode desaparecer por conta do desmatamento da floresta causado pela chegada de colonos.

Isso é o que aponta o relatório que a ONG Surival Internatiol teve acesso. Segundo a organização (que defende a preservação dos índios) a região da selva que a tribo habita é o território indígena que mais sofreu com o desmatamento em 2009, último ano de registro.

A região sofreu com a chegada de colonos e madeireiros que fazem a poda ilegal sem nenhuma ação das autoridades que, segundo a ONG, sabem do problema.

A tribo habita três dos cinco territórios que mais foram afetados pelo destamentos, chegando a 31% de desmatamento em sua superfície. A ONG ainda diz que 360 membros da tripo já tiveram contato com a civilização, mas ainda existem até 100 índios que vivem isolados e não querem perder a terra para o desmatamento.

A ONG usa palavras fortes como “genocídio” para descrever a situação já que, por conta da situação, animais que são caça da tribo estão desaparecendo.

“Uma tragédia está se desenvolvendo diante dos nossos olhos devido ao completo fracasso das autoridades brasileiras”, declarou Stephen Corry, diretor da Survival International.

Esperamos que a FUNAI e o IBAMA tomem as devidas atitudes evitando tragédias.

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade