Peugeot 208 Natural

Apesar de os carros verdes estarem mais normais nesse Salão do Automóvel, ainda tivemos conceitos bem interessantes, o que não deixa de ser legal. Com eles, as marcas demonstram novas tecnologias (como é o caso da PSA e seu HybridAir), novas linhas e fazem grandes apostas. Confira agora os principais conceitos híbridos e elétricos da edição 2014 do Salão de São Paulo.

 

Peugeot 208 Natural

Projeto desenvolvido no Brasil, o 208 Natural (foto acima) é um carro muito interessante, construído a partir de materiais recicláveis. Esses materiais, que foram obtidos através da Embraer e mais 20 empresas parceiras, conseguem reduzir o peso do modelo em 68 kg. São eles fibra de carbono reciclada a partir da indústria aeronáutica, tinta mineral à base de terra (que deu uma textura bem incrível ao modelo), lâminas de pedra, titânio reciclado, emblema em bambu, bancos em couro bovino natural com taninos vegetais, elementos decorativos em couro de Pirarucu sustentável e detalhes revestidos com pele de Salmão e cortiça, para-sol feito de jornal reciclado (produzidos por artesãos de uma rede de inserção social), tapetes feitos de pneus reciclados, cristais de pedra, entre outros. Essa versão foi feita para comemorar os 15 anos do Poço de Carbono Peugeot ONF, um projeto de reflorestamento da floresta amazônica no norte do Mato Grosso.

 

Peugeot 2008 Hybrid Air e Citroën C3 / C4 Cactus Hybrid Air

Peugeot 2008 HybridAir

Ambas marcas da PSA, Peugeot e a Citroën, levaram para o Salão uma nova tecnologia híbrida bem interessante, que funciona com ar comprimido. A primeira demonstrou o sistema no SUV compacto 2008, lançamento, e a segunda em um exemplar do hatch C3, seu carro chefe, e no conceito C4 Cactus, um SUV com visual diferenciado e parrudo, que já está à venda em alguns mercados (mas não com essa tecnologia).

Citroen C3 Hybrid Air

Funciona assim: conciliando a propulsão do motor com a propulsão hidráulica, o sistema utiliza o ar e a gasolina para mover o veículo. Durante as frenagens e as desacelerações, o sistema comprime a reserva de ar, que é liberada quando for preciso para o movimento do carro, reduzindo a emissão de dióxido de carbono e aumentando a economia de combustível – que pode chegar a 30 km/l na cidade ou 1650 km com um tanque cheio.

 

Audi Urban Concept / TT Offroad Concept

Audi urban Concept Roadster

Já falamos dele aqui no eco4planet. Antigo, de 2011, apresentado no Salão de Frankfurt, o Audi Urban Concept é uma proposta de veículo urbano inovadora, com 2 lugares e 2 motores elétricos de 20 cv e 4,79 kgfm de torque. Ele está no Anhembi na versão Roadster (conversível) e normal. Com baterias de íons de lítio, a autonomia do pequeno veículo é de 70 km. A marca também mostrou o TT Offroad Concept, que tem mais chances de sair do papel. Ele utiliza um motor 2.0 turbo aliado a um elétrico, chegando aos 408 cv. Trata-se de um TT com suspensão elevada e ares de SUV.

 

Honda FCEV / NSX

Honda FCEV

Enquanto o Honda NSX é um superesportivo híbrido em fase conceitual que deve ganhar uma versão de produção muito em breve, o FCEV é um conceito para demonstrar o uso do hidrogênio como combustível, que deve ganhar as ruas de alguma forma. O NSX terá mais de 400 cv e motores elétricos para tracionar as rodas. Já o FCEV consegue uma autonomia de mais de 400 km (482, para ser exato), com um tempo de recarga de apenas três minutos. O design aerodinâmico também ajuda nos números eficientes, entregando potência máxima de 134 cv.

 

Toyota FCV

Toyota FCV

A rival da Honda também decidiu apostar no hidrogênio, mostrando o que parece ser um Corolla do futuro. A Toyota prometeu a produção do modelo em 2015, mas apenas no Japão, em um primeiro momento, com chegada aos EUA posteriormente. Com linhas bastante chamativas, ele emite água de uma espécie de escapamento (!), que, na verdade, não é um escapamento. Isso acontece graças à reação do hidrogênio com o oxigênio.

 

Mitsubishi GC PHEV

Mitsubishi

Mais uma japonesa, a Mitsubishi resolveu apresentar um conceito híbrido que tem tudo a ver com a sua identidade. Tal como o FCV está para o Corolla, o GC PHEV está para o Outlander. O grande SUV utiliza um motor 3.0 V6 aliado a um elétrico, e conta com um design bastante trabalhado, inclusive sem coluna central. É mais um a adotar a tendência internacional dos híbridos plug-in.

 

Bônus: recarregue o seu celular

Ford Energy StationFord (ao lado) e Audi (abaixo) decidiram ajudar os visitantes (e os jornalistas) do Salão do Automóvel desse ano, oferecendo paradas para recarregarem seus celulares. Na Ford, você encontra várias Energy Stations, onde pode se sentar e recarregar o seu celular por meia hora. Não é nem preciso levar cabos, basta escolher o que melhor se adapta ao seu.

Na Audi, também não há necessidade de cabos, tudo o que você precisa fazer é procurar um cartão magnético, como o do banco, passar na máquina, escolher o seu dispositivo e conectá-lo. Você pode, inclusive, trancar o compartimento e deixar o local momentaneamente, pois só o seu cartão destrava a máquina.

Em tempos de baterias que acabam cada vez mais rápido, são duas ótimas sacadas das montadoras, e cada uma com a sua vantagem: na Audi, você pode ir conferir outras atrações ou comer, por exemplo, enquanto seu celular recarrega; já na Ford, é possível sentar para descansar. Bacana, não?

Audi e-Tron

 

O eco4planet visitou o Salão do Automóvel de São Paulo a convite da Ford, e descobriu que sim, o Anhembi pode ficar em uma temperatura agradável, basta instalar climatizadores no local.

 desde criança é apaixonado por carros, sendo as miniaturas seus brinquedos favoritos. Hoje, escreve o sobre o mercado automotivo brasileiro no FVC. Técnico em Informática para Internet e estudante de Produção Editorial, colabora no Box de Séries e no blog Livrarium. Posta também no Twitter.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade