http://iboevents.com/images/duke_energy_center_ext_cspy.jpg

A Duke Energy vai construir uma central de energia eólica de US$ 100 milhões nas planícies do leste do Colorado, e venderá a energia que a unidade vai gerar à Tri-State Generation and Transmission, anunciaram as duas empresas na segunda-feira.

O contrato com 20 anos de duração marca a primeira incursão da Duke, sediada em Charlotte, na Carolina do Norte, ao mercado do Colorado, e o primeiro projeto de energia eólica da Tri-State. “Trata-se de um pequeno passo na direção certa”, disse Ken Anderson, gerente geral da Tri-State, em entrevista coletiva concedida nos degraus da Assembléia estadual, em Denver.

A Tri-State, sediada em Westminster, fornece energia no atacado a 44 cooperativas de eletricidade em quatro Estados, 18 das quais no Colorado.

O projeto, que envolve construir 34 turbinas em uma área de 2,4 mil hectares ao norte de Burlington, com capacidade de geração da ordem de 51 megawatts, será a oitava central de energia eólica no Colorado a fornecer eletricidade a empresas de energia.

O custo do Kit Carson Windpower Project é da ordem de “mais de US$ 100 milhões”, de acordo com Wouter Van Kempen, presidente da Duke Energy Generation Services.

“Trata-se de outro importante passo à frente para a economia da nova energia que queremos construir no Colorado, e um incentivo ao crescimento da região das planícies orientais”, anunciou o governador Bill Ritter em entrevista coletiva. O preço que a Tri-State pagará pela energia é confidencial, afirmou Jim Van Someren, o porta-voz da empresa.

As usinas de energia eólica do Colorado geram 1.060 megawatts, o suficiente para abastecer cerca de 850 mil domicílios, de acordo com a Intrawest Energy Alliance, uma organização setorial.

Quase toda a energia eólica vai para a Xcel Energy, a maior empresa de energia do Estado, que gera 10% de sua eletricidade com fontes renováveis ¿ um percentual que deve atingir os 20% até 2020, de acordo com a lei estadual.

Empresas municipais e cooperativas, como a Tri-State, têm um objetivo imposto pelo Estado de gerar 10% de sua energia de fontes renováveis, até 2020.

O projeto Kit Carson vai elevar a proporção da energia renovável da Tri-State a pouco mais de 3% da eletricidade gerada pela cooperativa; 70% da geração da empresa vem de usinas a carvão, informa Anderson.

Reformular o elenco de usinas de energia da cooperativa será um grande desafio, porque esse tipo de instalação requer grande investimento de capital e usinas de energia são muito duradouras, diz Anderson. “Precisaremos de 10 a 20 anos para nos reequipar”, afirmou.

O projeto deve entrar em operação no ano que vem, com conexão direta às linhas de transmissão da Tri-State. “A transmissão é a grande questão, no oeste”, disse Van Kempen, da Duke. “Nós instalamos nossos projetos perto de linhas existentes”.

A Duke tem dois projetos de usinas eólicas no Wyoming, ambos próximos de linhas de transmissão, segundo Van Kempen.

Fonte: The New York Times / Tradução: Paulo Migliacci ME. Via Terra.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade