pelicanos afetados pelo �eo

Pelicanos cobertos de óleo são resgatados em junho nos Estados Unidos. Os animais foram afetados pela explosão da plataforma da British Petroleum no Golfo do México/Foto: IBRRC

O Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) afirmou em comunicado divulgado no dia 5 de outubro, que as 3.000 maiores empresas do mundo foram responsáveis por um terço dos danos ambientais em 2008, de acordo com informações da Agência EFE.

Segundo o órgão da ONU, o custo dos danos ambientais causados por essas grandes organizações chega ao valor de US$ 2,15 trilhões. O comunicado se baseia em um estudo que calcula o valor monetário do prejuízo da atividade empresarial sobre a natureza e das possíveis cifras futuras destes danos para os investidores.

O custo econômico da atividade humana, em geral, causou prejuízos ao meio ambiente na ordem de US$ 6,6 trilhões em 2008, o equivalente a 11% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, de acordo com o relatório do Pnuma. A agência ambiental da ONU salientou que este prejuízo global foi 20% maior que a perda de valor nos fundos de pensões dos países desenvolvidos causada pela crise econômica.

Na avaliação do organismo, os governos começam a aplicar taxas ambientais que afetam as contas à medida em que os danos à natureza crescem e diminuem os recursos. O relatório informou que os setores mais prejudicados para o meio ambiente em 2008 foram o energético e a indústria mineradora.

Uma das recomendações feitas pelo estudo sugere aos investidores que “exerçam os direitos como proprietários” para colaborar quanto a diminuição dos impactos ambientais derivados das atividades das empresas.

*Via EcoD.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade